Nossa Equipe

(Conheça a nossa equipe)

Assistente Social

Atua junto aos acolhidos, visando assegurar atendimento e atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidades na perspectiva de fortalecimento de vínculos interpessoais e/ou familiares que oportunizem a construção de um novo projeto de vida. Promove o acesso aos direitos sociais, incluindo documentação civil e inclusão nos programas de transferências de renda; organiza a visita de grupos da comunidade a fim de promover o conhecimento acerca do trabalho realizado; busca apoio através de doações.

Enfermagem/Cuidados:

Atua visando a promoção do bem-estar dos atendidos, fazendo articulações cabíveis junto a rede de suporte de saúde do município, bem como, desenvolvendo ações específicas de cuidados no ambiente institucional. Além disso, busca promover e auxiliar o autocuidado, a organização do ambiente coletivo e a harmonia entre os moradores.

Fisioterapia:

No que tange ao atendimento direcionado a população idosa, visa a melhora da qualidade de vida e reabilitação física, bem como, promoção de autonomia, realização de atividades diárias, resgate de funcionalidades do corpo e outras. Para tanto, promove-se atividades de estimulações de aspectos cognitivos (atenção, concentração, memória, bem como aspectos motores (coordenação motora fina e grossa, etc.), a fim de reduzir limitações cognitivas, promover orientação espaço temporal, exercício para a memória, interação, sociabilização, relaxamento, descontração além de exploração de habilidades e potencialidades, como recurso para motivação, autovalorização e autoestima.

Coordenação:

A coordenação busca garantir a qualidade, eficiência e eficácia dos projetos sociais sob sua responsabilidade; desempenho e acompanhamento de fluxo de atividades; acompanhamento de prazos e metas; monitoramento e avaliação; ação e articulação junto a atores estratégicos; desenvolvimento institucional.

Nutrição:

O serviço de dietética envolve a produção das refeições e dietas específicas de acordo com cada atendido. O profissional de nutrição atua na saúde e na qualidade nutricional dos indivíduos, programando cardápios que garantam o equilíbrio alimentar, respeitando as especificidades de cada pessoa, como patologias e necessidades, promovendo qualidade de vida e saúde a toda a população atendida.

Psicologia:

A atuação da psicologia no Serviço de Acolhimento se dá de acordo com o Plano de Trabalho do Serviço e conforme Resolução 109/2009 – Tipificação Nacional de Serviços Socio assistenciais. As intervenções técnicas buscam considerar as dimensões sociais, históricas e políticas dos sujeitos atendidos, visando o favorecimento da autonomia e a tomada de consciência crítica sobre o Serviço e os vínculos desenvolvidos.
Dessa forma, os atendimentos individuais não são realizados com caráter de psicoterapia, mas de orientação psicossocial e elaboração do plano de acompanhamento, trabalhando sempre com os moradores a importância da participação na construção de seu Plano, bem como na tomada de decisão sobre a própria vida. São realizadas ainda atividades em grupo visando à ampliação do repertório para autoexpressão e convivência grupal